Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA
entaum ,vamos por parte
a divisão 3 teve mais de um regulamento
e um deles o motor era 2 litros,
e andava com AVgas ou seja gasolina de avião
que na época era verde
teve a fase de 1,600 cc
agora
vc ja ouviu falar de pistão especial?
ou seja cabeça bruta ?
pois é,
esses pistões ou ja vinham pronto,
ou vc mesmo usinava a cabeça dele e fazia ele entrar dentro da camara
de combustaum e tmb fazia as cavas de valvulas,
hoje ja tem tudo isso pronto,principalnete para motores V8,
ainda temos alguns assim para opala 6cc que chagamos usar na stock cars
quando usavamos a taxa lá na extratosféra ,coisa do passado !
hoje é mais fácil conseguir taxa no motor 1600 tork a alcool
partindo de suas péças originais mesmo
como era o regulamento daquela época p a categoria 1600 speed
mas aí seria como relatei lá na outra respósta q te dei,
quanto ao trabalho do cabeçóte para alcançar estas taxas,em são paulo tem firmas especializadas em fazer o serviço necessario neles para 14 de taxa
fora a luz que fica em torno de 0,7 a 1mm
vi um relato q o finado hiost ,tirou 110 cv de um motor 1600 a alcool aspirado preparado com bura 32,
acho possivel sim ,entaum provavelmente é verdade
agora tudo isso tem um tempo útil de vida,
nas corridas de automóveis a durabilidade é muito reduzida ,principalmente
quando se tira muitos cv de um motor q naum foi fabricado para esses enormes cvs dados a ele pelos preparadores,
vou dar um ex:
colocamos em um omega de corrida da categoria força livre de s. paulo,
um motor chevrolet V8 de 500cv,fraquinho p ele ja que esse mesmo motor chega a 700cv ,
bom 500cv, e o nosso concorrente direto,era um outro omega com motor 6cc com quase 500cv tmb !
oq acontecia,a briga era feia porem,corriamos com os pés nas costas,
sem forçar o motor ao extremo ou seja oq faziamos de esforço ,o motor naum sentia tanto,pq ele tava lonje ainda do seu limite de potencia,
enquanto o 6cc do adversario ,tava no ultimo do limite !
oq aconteceu,ganhamos o campeonato ,
pq?
a briga era feia ,muitas trocas de posições entre o V8 nosso e o 6cc dele pela 1* posição nas provas ,
porem o dele quebrava direto enquanto o nosso do jeito q começava a corrida terminava
andou o ano inteiro todas as provas sem nenhuma quebra,enquanto o dele mais de 5 quebras no ano,
conclusaum
o 6cc tinha quase 500cv mas naum passava disso,tava no limite,
por isso quebrava direto
enquanto o V8 tinha 500 cv mas ainda dava p aumentar 200 cv e ainda aguentava o tranco,
a taxa tmb é mais ou menos assim,
hoje em circuito naum usamos mais esses indices altissimo de taxa,
de 14 -15 que chagamos a usar para circuito de opala stóck cars ,
hoje usamos 12-12,5 só
na época p dar tudo isso de taxa ,naum usavamos ne junta no cabeçóte era óring de cobre e pistaum cabeçudo ao extremo,e cabeçóte ainda rebaixado ,
biélas forjadas pq a original naum aguentava.
nas provas de arrancada onde o motor fica pouquissimo tempo ,coisa de 10 segundos só no caldo em alta rotação a coisa é diferente
agora ficar 1 hora no circuito disputando a corrida tirando o caldo do motor é outra coisa !
Postado originalmente por fdcagro
a divisão 3 teve mais de um regulamento
e um deles o motor era 2 litros,
e andava com AVgas ou seja gasolina de avião
que na época era verde
teve a fase de 1,600 cc
agora
vc ja ouviu falar de pistão especial?
ou seja cabeça bruta ?
pois é,
esses pistões ou ja vinham pronto,
ou vc mesmo usinava a cabeça dele e fazia ele entrar dentro da camara
de combustaum e tmb fazia as cavas de valvulas,
hoje ja tem tudo isso pronto,principalnete para motores V8,
ainda temos alguns assim para opala 6cc que chagamos usar na stock cars
quando usavamos a taxa lá na extratosféra ,coisa do passado !
hoje é mais fácil conseguir taxa no motor 1600 tork a alcool
partindo de suas péças originais mesmo
como era o regulamento daquela época p a categoria 1600 speed
mas aí seria como relatei lá na outra respósta q te dei,
quanto ao trabalho do cabeçóte para alcançar estas taxas,em são paulo tem firmas especializadas em fazer o serviço necessario neles para 14 de taxa
fora a luz que fica em torno de 0,7 a 1mm
vi um relato q o finado hiost ,tirou 110 cv de um motor 1600 a alcool aspirado preparado com bura 32,
acho possivel sim ,entaum provavelmente é verdade
agora tudo isso tem um tempo útil de vida,
nas corridas de automóveis a durabilidade é muito reduzida ,principalmente
quando se tira muitos cv de um motor q naum foi fabricado para esses enormes cvs dados a ele pelos preparadores,
vou dar um ex:
colocamos em um omega de corrida da categoria força livre de s. paulo,
um motor chevrolet V8 de 500cv,fraquinho p ele ja que esse mesmo motor chega a 700cv ,
bom 500cv, e o nosso concorrente direto,era um outro omega com motor 6cc com quase 500cv tmb !
oq acontecia,a briga era feia porem,corriamos com os pés nas costas,
sem forçar o motor ao extremo ou seja oq faziamos de esforço ,o motor naum sentia tanto,pq ele tava lonje ainda do seu limite de potencia,
enquanto o 6cc do adversario ,tava no ultimo do limite !
oq aconteceu,ganhamos o campeonato ,
pq?
a briga era feia ,muitas trocas de posições entre o V8 nosso e o 6cc dele pela 1* posição nas provas ,
porem o dele quebrava direto enquanto o nosso do jeito q começava a corrida terminava
andou o ano inteiro todas as provas sem nenhuma quebra,enquanto o dele mais de 5 quebras no ano,
conclusaum
o 6cc tinha quase 500cv mas naum passava disso,tava no limite,
por isso quebrava direto
enquanto o V8 tinha 500 cv mas ainda dava p aumentar 200 cv e ainda aguentava o tranco,
a taxa tmb é mais ou menos assim,
hoje em circuito naum usamos mais esses indices altissimo de taxa,
de 14 -15 que chagamos a usar para circuito de opala stóck cars ,
hoje usamos 12-12,5 só
na época p dar tudo isso de taxa ,naum usavamos ne junta no cabeçóte era óring de cobre e pistaum cabeçudo ao extremo,e cabeçóte ainda rebaixado ,
biélas forjadas pq a original naum aguentava.
nas provas de arrancada onde o motor fica pouquissimo tempo ,coisa de 10 segundos só no caldo em alta rotação a coisa é diferente
agora ficar 1 hora no circuito disputando a corrida tirando o caldo do motor é outra coisa !
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